Nascemos…e exatamente ali já iniciamos o processo de envelhecimento.
Senescência, segundo o conceito da Organização Mundial de Saúde -OMS, é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.
A senescência é um processo metabólico ativo associado ao processo de envelhecimento, ou seja, envelhecer é normal e está ligado à capacidade de adaptação do indivíduo aos rigores e às agressões do meio ambiente. No entanto, cada sujeito envelhece a seu modo, dependendo de variáveis como o sexo, origem, lugar em que vive, tamanho da família, aptidões para a vida e as experiências vivenciadas.
O estilo e os hábitos de vida, a prática ou a falta de exercícios, a forma de alimentação, a maneira que lida com as demandas do dia a dia, a quantidade de descarga de estresse e de prazer, dentre outros fatores, contribuem para determinar a qualidade do envelhecimento.
O foco das teorias sociais é fortalecer a identidade individual e melhorar o processo de envelhecimento.
Um modelo integrativo de envelhecimento adota este processo como um fenômeno multifatorial complexo, no qual alguns ou todo os processos podem contribuir para o envelhecimento global do indivíduo.
Os comprometimentos musculares e as limitações funcionais são causados mais comumente pela redução dos níveis de atividade e pela diminuição do trofismo por desuso ou pouco uso relacionado ao envelhecimento normal. Por saber que a cada minuto que passa envelhecemos, devemos buscar a melhor forma disso acontecer e eu defendo as práticas que promovem o bem estar físico e mental.